Durante sua história passada, a ABMT® teve 24 presidentes, alguns deles com mais de um mandato. São eles:

DÉCIO PARREIRAS

Fundador da ABMT® e seu 1º Presidente, em 1945. Também foi agraciado com o título de Presidente de Honra. Nasceu em Niterói, capital do estado do Rio de Janeiro, em 15 de janeiro de 1893. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (antigo nome da UFRJ). Pós-graduação em Higiene e Saúde Pública na Universidade de Yale – USA. Médico Sanitarista do Ministério do Trabalho e Inspetor Federal de Saúde Pública. Professor catedrático de Clínica das doenças Tropicais e Infectuosas da Faculdade Fluminense de Medicina.

HUGO DE BRITO FIRMEZA

Fundador da ABMT® e seu 2º presidente, em 1946. Nasceu em Fortaleza, 25 de março de 1910. Fez o primeiro ano da Faculdade de Medicina na Bahia e os demais pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro onde formou-se 1934. Trabalhou no Hospital Pedro II e dirigiu o serviço médico do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários em Niterói. Nomeado médico do Ministério do Trabalho em 1955, foi chefe da Seção de Medicina do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Professor adjunto da Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.

ABELARDO BASTOS TAVARES

Fundador da ABMT® e seu 3º Presidente, em 1947. Trabalhou como médico do Ministério do trabalho. Presidente da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia no período de 1934-1936.

ADALBERTO LIRA CAVALCANTI

Foi eleito como 4º presidente da ABMT® com mandato em 1948. Formado na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1916. Médico do Trabalho e Psiquiatra Forense. Foi Médico Fiscal do Ministério do Trabalho. Publicou vários artigos nas áreas de Saúde Mental e Medicina do Trabalho. Faleceu em 1959.

RUBENS DE SIQUEIRA BASTOS

Foi o 5º presidente da ABMT® em 1949 e depois foi eleito para outros dois mandatos em 1955, 1959 a 1960. Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1935. Foi presidente da ABMT® por três mandatos (4 anos), além de participar de outras diretorias. Teve grande preocupação com o ensino da Medicina do Trabalho no Brasil.

LOURENÇO JOSÉ MARIA MOREIRA CUNHA

Foi o 6º presidente, com mandato em 1950. Médico do Ministério do Trabalho e Fiscal Médico do Rio de Janeiro, a partir de 1940. Elaborou Orientações de Medicina do Trabalho sob ação do Ministério do Trabalho nos Serviços Médicos do Sindicato dos Trabalhadores e Ensacadores de Café e Cereais e da Caixa de Acidentes de Trabalho do Centro de Estivadores de Santos.

ZEY BUENO

Foi o 7º presidente, eleito em 1951 foi reeleito em 1953. Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro – 1935. Foi Chefe do Departamento do Trabalho e Presidente da Seção de Higiene e Fisiologia do Trabalho, do Ministério do Trabalho. Professor do Curso Médico da UERJ. Teve participação importante no II Congresso Americano de Medicina do Trabalho, realizado no Rio de Janeiro. Escreveu muitos trabalhos sobre diferentes aspectos da Higiene e Segurança do Trabalho no Brasil.

JORGE SALDANHA BANDEIRA DE MELLO

O 8º presidente exerceu o mandato em 1952. Médico do Hospital do Servidor do Estado – IPASE. Publicou trabalhos com Zey Bueno, escreveu vários livros e artigos. Recebeu a homenagem de ter seu nome dado ao Centro Municipal de Saúde no Tanque em Jacarepaguá -RJ. Faleceu em 1969.

JOSÉ DE FARIA PEREIRA DE SOUZA

O 9º presidente exerceu o mandato em 1954. Formado pela UFF em 1938. Nomeado médico da Divisão de Higiene do Trabalho, do Departamento Nacional de Higiene do Trabalho do Ministério do Trabalho em 1965. Foi autor do trabalho Lesões produzidas pelo frio, apresentado e publicado nos Anais do IV Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho em 1965. Falecido em 24/01/2002 aos 88 anos.

DANIEL LUIZ BRANDÃO REIS

10º presidente, exerceu três mandatos consecutivos: 1956, 1957 e 1958. Nascido no Rio de Janeiro, graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro em 1934. Médico do Trabalho no Ministério do Trabalho. Publicou o livro Higiene e Segurança do Trabalho, que organizou em conjunto com Daniel Luiz Brandão Reis; Hildebrando Felice Giudice; e Ormuz Bello Galvão, no departamento Nacional de Segurança e Higiene do Trabalho, do Ministério do trabalho e Previdência Social. Dentre suas publicações merece destaque: “Trabalho da Mulher e do Menor”, com 89 páginas.

EVIO SANTOS DE BUSTAMANTE

Foi o 11º presidente, com mandatos no biênio 1961 a 1962. Formado Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro em 1935. Foi Médico do Ministério do Trabalho e Diretor da Divisão de Higiene e Segurança no Trabalho. Médico do quadro suplementar civil da Marinha do Brasil. Recebeu a Ordem do Mérito Naval. Diplomado pela Escola Superior de Guerra em 1957. Médico da Rede Ferroviária. Publicou a monografia Trabalho em Minas de Sub-solo. Falecido em 29/10/2003 aos 89 anos.

MARIANNA DE BRITO FRANCO

Fundadora da ABMT®, foi a 12ª presidente, com mandato de 1966 a 1968. Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro em 1939. Trabalhou como Médica do quadro efetivo do Ministério do Trabalho onde Chefiou a Comissão de Trabalho da Mulher no Ministério do Trabalho onde elaborou a proposta de modificação da CLT que permitiu o trabalho da mulher, noturno e em locais perigosos. Foi a responsável pela reorganização da ABMT®, após período de inatividade, em decorrência do golpe militar de 1964. Faleceu em 29/10/2003, aos 89 anos de idade.

FRANCISCO BRIGGS PEÇANHA

Exerceu a presidência da ABMT® de 1969 a 1975, em 3 mandatos sucessivos, sendo o 13º presidente. Formado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense – UFF em 1953. Médico do Trabalho do Ministério do Trabalho em Tarefas do Ministério da Marinha. Trabalhou na Diretoria das Rendas Aduaneiras. Médico da Esso Brasileira de Petróleo. Falecido em 2014.

ALOYSIO DO AMARAL ROCHA

O 14º presidente exerceu o mandato de 1976 a 1977. Médico da Rede Ferroviária Federal. Prof. Titular de Medicina do Trabalho da Escola Médica de Pós-Graduação da PUCRJ, o primeiro curso de pós-graduação em Medicina do Trabalho do Brasil.

CARLOS AMÉRICO DE LUCENA COSTA

Foi o 15º presidente e exerceu dois mandatos, nos períodos bienais de 1977 a 1978 e de 1980 a 1981. Graduado em Medicina, em 1963, pela Faculdade Nacional de Medicina. Médico do Trabalho da Esso Brasileira de Petróleo, com experiência em testagem de drogas na rotina médica. Recebeu treinamento do cirurgião e cardiologista Dr. Mason Sones, da Cleveland Clinic e desenvolveu técnicas de hemodinâmica no Instituto de Cardiologia. Estudou várias línguas, entre elas o Esperanto. Faleceu em setembro de 2013.

NEWTON MIGUEL MORAES RICHA

O 16º presidente exerceu mandato no triênio de 1982 a 1984. Médico. Nascido no RJ. Foi professor do Curso de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Médico do Centro de Pesquisas Leopoldo A. Miguez de Melo – CENPES, da Petrobras. Gerente da Assessoria de Saúde Ocupacional da Petrobras. Assessor da Presidência do INMETRO. Consultor do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível – IBP. Pesquisador da interface com produtos químicos e a medicina do trabalho na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

ALCYR DE ALMEIDA FONSECA

Foi o 17º presidente exerceu mandato no triênio de 1985 a 1987 Médico formado na Faculdade Nacional de Medicina, atual UFRJ, em 1949. Trabalhou como Médico do Trabalho e Endocrinologista. Foi Inspetor Médico do Ministério do Trabalho. Faleceu em 1983.

TALITHA DO CARMO TUDOR

Foi o quinto entre os fundadores a exercer a presidência da ABMT®, por dois períodos, compreendidos de 1988 a 1992, sendo a 18ª presidente. Também recebeu o Título de Sócia Benemérita. Nasceu no Rio de Janeiro em 09/10/1913. Formou-se em Medicina na Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1937, uma época em que, se a presença feminina era rara, mais ainda a que se relacionava a mulher negra, como Thalita. Pioneira, participou dos primeiros cursos de Medicina do Trabalho oferecido no Brasil. Trabalhou na prefeitura do antigo Distrito Federal e no Ministério do Trabalho onde respondeu pela Sessão “Assistência ao Trabalho da Mulher”. Aposentou-se aos 68 anos, em 1981. Em 1981 publicou na Revista Brasileira de Saúde Ocupacional o artigo “Trabalho da Mulher”. Inúmeras homenagens lhe foram concedidas, como reconhecimento em sua luta por condições dignas de trabalho e defesa dos direitos femininos: Medalha ao Mérito Perfeccionista (1996); Mulher Médica (1995); Medalha de Mérito ao Trabalho e Medalha do Congresso de Saúde do Adolescente (1991). Talitha destaca-se ainda, como a única mulher, até o final do século XX, a haver recebido o Diploma da Associação de Amigos do Rammazzini, que reúne apenas doze membros em todo o mundo. Faleceu em 11/12/2003 aos 90 anos.

ALMIR DE ALMEIDA DÂMASO

O 19º presidente da ABMT®, exerceu dois mandatos de 1993 a 1998. Foi reconhecido com o título de Sócio Benemérito. Baiano de Ilhéus, formou-se em Medicina da Faculdade Federal da Bahia. Foi Médico da Petrobrás e do Serviço Médico de Furnas, tendo participado da implantação do Primeiro Serviço Médico de Usina Nuclear, em Angra dos Reis. Membro fundador do GRIDIS – Grupo de Intercâmbio e Difusão de Informações sobre Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da Eletrobras. Fez parte da Diretoria da SMCRJ no triênio 2011/2014. Durante sua gestão na ABMT®, Associação foi reestruturada, com a implantação de um novo Estatuto e Regimento Interno. Um intenso programa de treinamento para o médico do trabalho foi desenvolvido. O informativo Nota Especial voltou a circular com regularidade. As finanças da ABMT® foram saneadas o que possibilitou a compra da sede própria na Avenida Almirante Barroso, 63 – Centro. Também foi em sua gestão que foram iniciadas as Jornadas de Atualização do Médico do trabalho, com frequência anual.

ELIZABETH MOTA SCHIAVO

Foi a presidente de número 20, exercendo o mandato de 1999 a 2000. Formada em Medicina pela Universidade Gama Filho, em 1976. Pós-graduação em Medicina do Trabalho em 1977. Especialização em Clínica Médica, Homeopatia e Medicina do Trabalho. Trabalhou na Samoc (1976 a 1980), Golden Cross (1986-1998), Amil (1992-1995), Fundação Getúlio Vargas e atualmente como Médica do Trabalho da Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos.

ARLINDO GOMES

Foi o 21º presidente, exercendo o mandato no período de 2001 – 2004 Médico do Trabalho da Esso e da Petrobrás, onde foi Gerente de Saúde. Diretor Científico da ANAMT. Foi um dos autores da publicação “Atualização em vacinação ocupacional: Guia Prático”, de 2007. Publicou vários trabalhos em revistas científicas e congressos. Exerceu a diretoria Científica e vice-presidência da ANAMT. Faleceu em dezembro de 2014.

ARNALDO SAVERIO MAZZA

O 22º presidente teve mandato de 2004 a 2007. Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Valença, em 1973. Especialização em Medicina do Trabalho e Administração Hospitalar. Médico do trabalho e chefe dos serviços de medicina ocupacional da Fábrica Nacional de Motores – FNM, da Fiat, da Ciferal, da Verolme Estaleiros Reunidos do Brasil S.A, da Vidraria Rio Minas S.A., da Atlantic R. Company e da Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga. Tem participado, nas empresas, na luta antitabágica e do abuso de álcool e drogas, e nas campanhas de vacinação antigripal, e de inclusão social de pessoas com deficiência. Foi também vice-presidente da Associação Brasileira de Prevenção de Acidentes do Trabalho. É Acadêmico Titular da cadeira 11 da Academia Brasileira de Médicos Escritores.

PAULO ANTONIO DE PAIVA REBELO

Foi o 23º presidente e o que exerceu a presidência por mais tempo, durante 6 anos, de 2007 a 2013. Retornou à presidência no período de 2016 até 2019. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO em 1979. Especialização em Medicina do Trabalho pela UERJ. Doutor em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo. Participou de todas as diretorias da ABMT® desde 1985. Ex-Diretor de Legislação e atual Vice-Presidente Nacional da ANAMT. Autor do livro da história da ABMT®, publicado nos 70 anos da Associação.

NADJA DE SOUSA FERREIRA

A 24ª presidente, com mandato até 2016. Médica graduada pela UNIRIO em 1980. Especializou-se em Reumatologista e Medicina do Trabalho. Pós-graduação em Medicina Física e Reabilitação. Mestrado em Educação pela UERJ e Doutorado em Educação pela UERJ. Perita Médica e Auditora da Previdência Social por 30 anos, tendo participado do Planejamento e Implantação do Centro de Reabilitação do Rio de Janeiro. Filiada a ABMT® em 1992, Diretora Cientifica Adjunta da ABMT® de 2001-2004. Diretora Cientifica de 2004 a 2013.

DAPHNIS FERREIRA SOUTO

2º Presidente de Honra e Sócio Benemérito. Graduado em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (1947). Pós-Graduação em Medicina do Trabalho e Saúde Pública. “Master of Public Health and Occupational Medicine: University of California – Berkeley, USA (1956) “Certificate in Occupational Health: Depart. of Health, Education and Welfare, US Government (1956). Chefe do Programa de Saúde Ocupo e Higiene Industrial (Acordo Brasil-USA, Ponto IV). Chefe do Serviço Médico da Petrobras, onde se aposentou após 25 anos de exercício. Membro da Câmara Técnica de Méd. do Trabalho – CREMERJ. Há 40 anos se encarrega da “Nota Especial” jornal trimestral da ABMT®.