Em 14 de dezembro de 1944, no Rio de Janeiro, um grupo de médicos iniciou oficialmente àquela que entraria para a história como a primeira associação brasileira voltada à saúde para o exercício do trabalho. A Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (ABMT®) nascia com o objetivo de difundir conhecimentos sobre a Medicina do Trabalho, estudar e diagnosticar as doenças que acometiam os trabalhadores e esclarecer a influência das condições ambientais sobre o cotidiano do trabalho.

Muito adiante de seu tempo, a ABMT® antecipou debates que pavimentaram o nascimento e crescimento da Medicina do Trabalho no país em um tempo em que a saúde do trabalhador brasileiro ainda não era vista com a atenção devida.

A fundação

A fundação da ABMT® foi celebrada no Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Lá, reuniram-se 34 médicos e engenheiros para a formulação do Estatuto e eleição da primeira diretoria. Essa sessão foi presidida pelo Dr. Décio Parreiras, médico sanitarista, que foi seu idealizador e um grande entusiasta pela pratica da Medicina do Trabalho. Acompanhavam-no na mesa que coordenou os trabalhos: os Drs. Milton Fernandes Pereira, Hugo Alquéres e os Inspetores Médicos do Trabalho Drs. Zey Bueno e Pitomba Cavalcante, recentemente nomeados pelo Presidente da República.

Como decorrência de sua posição técnico-centífica e postura ética, foi declarada como Instituição de Utilidade Pública pelo Decreto 40.162, do Governo Federal, em 16 de outubro de 1956 e pela Lei Municipal 892 de 12 de setembro de 1958 do Governo da Cidade do Rio de Janeiro.

Suas pesquisas e estudos se caracterizam por uma permanente busca de racionalidade científica, dentro de um processo crítico contínuo que permite acompanhar as permanentes mudanças técnicas e científicas que ocorrem no campo especializado da Medicina do Trabalho.

Durante o correr de sua existência a ABMT® acolheu em suas iniciativas, cursos e conferências, personalidades da mais elevada respeitabilidade em Medicina do Trabalho e outras matérias conexas. Entre eles cabe citar: João de Barros Barreto, Benjamim Alves Ribeiro, Décio Parreiras, René Fabre, André Aubedrane, Mário Arthou, Pedro Regi, Ismael Ubandt, Jorge Bandeira de Melo, Camile Simonin, J.J Bloomfield, André Gross, André Hanaut, Ana Batcher, George Taylor, Prof. Manoel Ferreira, A. Peñalver, Manoel Joaquim Junqueira, e tantos outros que hoje já pertencem à história da Medicina do Trabalho no Brasil, que já conta com um grande acervo de acontecimentos dignos, e que merecem muito reconhecimento.

Em 19 de junho de 1945, estruturada pela ABMT® e levada por Décio Parreiras à consideração do Ministro do Trabalho, é aprovada a portaria que criou as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA) nas empresas com mais de 100 (cem) empregados. Somente essa iniciativa já justifica a grande utilidade da existência da ABMT®.

São vários os congressos e simpósios promovidos pela ABMT®, pois ela sempre esteve na vanguarda dessas iniciativas, além da publicação de manuais técnicos e do seu jornal “Nota Especial”.

A ABMT®, num ininterrupto e intenso esforço, desde sua fundação, tenta suplantar as deficiências de formação especializada do médico do trabalho, tomando iniciativas para dar aos mesmos o necessário embasamento científico, por meio do desenvolvimento de uma programação de educação continuada, que esperamos seja cada vez mais efetiva com o estabelecimento deste site. Para que isso se torne uma realidade é necessário que os médicos do trabalho assumam o compromisso pessoal de compartilhar dessa responsabilidade, cooperando e participando de modo objetivo nessa iniciativa para que ela não perca sua atualidade e efetividade. Somente o esforço conjugado de todos pode levar ao sucesso e a vencer as barreiras que estão sempre acontecendo à boa pratica da Medicina do Trabalho.

Essa é uma pequena mostra do papel da ABMT®, que sempre soube, no passado e no presente, através do entusiasmo de seus associados e do altruísmo de suas Diretorias realizar um trabalho profícuo, útil e objetivo sem necessidade de promover o culto de qualquer um de seus membros ou de outras personalidades.

Contamos com vocês para que esse site seja um bom auxiliar em seu trabalho e na continuação da sua permanente capacitação profissional.