Neste sábado (10), Dia Mundial da Saúde Mental, a Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (ABMT) reforça a importância da prevenção dos transtornos mentais nas empresas.

As condições dos ambientes e dos processos de trabalho das pessoas podem desencadear esse tipo de adoecimento. Por isso, no Dia Mundial da Saúde Mental, a ABMT propõe uma discussão sobre saúde mental e o ambiente de trabalho.

O trabalho é uma parte importante da vida e precisa ser fonte de realização, sustento e crescimento. Muitas vezes, porém, não é isso que acontece e a atividade laboral se torna causa de adoecimento. Quando falamos em Saúde e Segurança do Trabalho, o que vem à mente inicialmente são os acidentes e as patologias físicas.

Nos últimos anos, porém, as estatísticas apontam que os transtornos mentais figuram entre as principais causas de afastamento no Brasil. A exposição ocupacional a estressores psicossociais pode comprometer a saúde mental dos trabalhadores.

O aumento de jornadas exaustivas, imposição de metas abusivas, falta de reconhecimento e autonomia no ambiente de trabalho são algumas das possíveis causas de tantos afastamentos ligados à saúde mental.