O dia 15 de outubro marca a celebração do Dia do Professor no Brasil, profissional imprescindível para o desenvolvimento humano. O país conta com 2,6 milhões de professores, dos quais 2,2 milhões atuam na educação básica, segundo o Censo Escolar 2020.

A data foi instituída por meio do decreto federal nº 52.682, em 1963, e foi escolhida em referência a D. Pedro I, que no dia 15 de outubro de 1827, decretou uma Lei Imperial, criando o Ensino Elementar e, entre outras providências, tornou obrigatória a abertura de Escola de Primeiras Letras (atual ensino fundamental) em todas as cidades do Brasil – o que representou na época um grande avanço para o desenvolvimento da educação no país.

Com a pandemia, a educação foi uma das áreas mais afetadas em todos os níveis, mas especialmente na educação básica. A pouca experiência dos professores com a tecnologia para a realização de aulas remotas causou sobrecarga em muitos profissionais, principalmente do setor público.

Uma dos aspectos mais preocupantes no Brasil é o número de agressões aos professores em sala de aula, levando a afastamentos e traumas psicológicos.

Nesta data, parabenizamos também os docentes de Medicina, fundamentais no processo de transformação nos cursos de Medicina em suas diversas especialidades.