Em 1º de maio, o mundo celebra o Dia Internacional dos Trabalhadores, também conhecido como Dia do Trabalhador. A data foi escolhida em homenagem ao esforço dos trabalhadores dos Estados Unidos, que, num sábado, 1º de maio de 1886, foram às ruas das maiores cidades do país para pedir a redução da carga horária máxima de trabalho por dia.

A luta dos americanos foi reconhecida rapidamente na Europa, onde já em 1890 o 1º de maio começou a ser marcado por cerimônias e manifestações. Desde então, a data foi se difundindo por todo o mundo. No Brasil, a data também marca a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que têm por objetivo regulamentar as relações individuais e coletivas do trabalho. Uma série de artigos da CLT dá sustentação às Normas Regulamentadoras (NR), embasando oficialmente a segurança e saúde no trabalho.

O Dia do Trabalhador é uma oportunidade para a reflexão sobre as medidas necessárias para garantir as condições de trabalho seguro, saudável e digno em todas as áreas. No contexto social e econômico vivido pelo mundo hoje, frente às dificuldades geradas pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), essa preocupação se faz ainda mais urgente, já que o quadro atual compromete o pleno cumprimento dessa premissa.

Assim, a Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (ABMT) reforça seu posicionamento na defesa da saúde e da segurança no ambiente de trabalho. A associação também parabeniza todos os trabalhadores, especialmente os profissionais de saúde envolvidos no combate ao coronavírus.