A segunda palestra da 28ª Jornada de Atualização do Médico do Trabalho foi apresentada pela Dra. Elizabeth Costa Dias, que abordou o tema “A relevância e essência da capacitação do Médico do trabalho”.

Ela iniciou congratulando a direção da entidade pela comemoração do aniversário da instituição e pelo evento. “É mais do que uma expressão de liderança e de compromisso da ABMT com o futuro da Medicina do Trabalho em tempos sombrios como os que atravessamos, e muitos retrocessos para a proteção da saúde dos trabalhadores e o exercício da especialidade. Esse momento de festa é também para renovar esperanças”, arrematou ao iniciar a palestra.

Dra. Elizabeth falou sobre os desafios contemporâneos para o exercício da profissão com ética e dentro da competência técnica. Ela fez um apanhado de diversas situação políticas, macro e micro econômicas que afetam a profissão e os trabalhadores. Na sua avaliação, o momento é de dilemas e perplexidades ambos os lados.

Para a médica, entre outros fatores, destacam-se as mudanças rápidas no mundo da tecnologia do trabalho, como a inteligência artificial, que tem ameaçado todas as especialidades médicas.

Ela falou sobre as ameaças macro com a agenda neoliberal e a desvalorização do trabalho e dos trabalhadores com perdas de postos, precarização e exclusão social. Sem vínculo efetivo com o empregador, essa pessoa está sem proteção social, como enfatizou a médica.

“A precarização do trabalho vem sendo intensificada ao extremo. Estamos em um cenário de alta complexidade, somado à população que envelhece rapidamente”, alertou.

A especialista também alertou sobre a invasão no espaço do médico do trabalho de outras especialidades que competem entre si, aceitando jornadas extensas e remuneração mais baixa como mais um fator de preocupação.

“Capacidade de comunicação, gestão do conhecimento e capacidade crítica. Esse é o grande desafio para a medicina do trabalho”, concluiu Dra. Elizabeth.

Herança científica da ABMT

Na sequência, Dra. Nadja Ferreira, diretora técnica-científica da ABMT, apresentou o tema ‘Herança científica da ABMT.’ A palestra foi ilustrada com o resumo de personagens históricos que contribuíram para o desenvolvimento da especialidade no Brasil e no mundo, a começar pelo médico italiano Bernardino Ramazzini, pai da medicina do trabalho, até hoje atual nos seus ensinamentos. Ela falou sobre cada um dos presidentes da Associação e suas respectivas contribuições para o desenvolvimento da instituição e a consolidação da especialidade.

A diretora da ABMT destacou o reconhecimento da carreira em 1944. Falou sobre Dr. Décio Parreiras, fundador da ABMT e seu primeiro presidente. Ela ressaltou a colaboração e importância das médicas na gestão da instituição, citando Dra. Marianna Franco, primeira mulher a presidir a ABMT, entre 1965-1968, além de Dra. Thalita Tudor, e Dra Elizabeth Schiavo, que estava na cerimônia e foi homenageada.

Outro médico destacado foi Dr. Almir Damasco, responsável pela compra da primeira sede da ABMT, com o apoio de Dr. Daphnis Ferreira Souto, segundo presidente de honra e sócio benemérito da Associação, e da Dra. Elizabeth Schiavo.

Durante a gestão da Dra. Nadja à frente da ABMT (2013-2019), a marca da instituição foi registrada no Brasil e fora do país e, em 2015, a Associação ganhou o Prêmio Quality Brasil. Ao finalizar, a médica destacou que a gestão do Dr. Gualter Maia é marcada pelo investimento e valorização de uma comunicação da Associação mais ampla, adequando-se aos novos tempos.