O Dia Nacional da Saúde é um momento de alerta à população sobre a importância de manter uma vida saudável, física, mental e social para garantir a boa qualidade de vida em todas as idades. É ocasião também para campanhas em prol de políticas públicas que garantam à população cada vez mais acesso à saúde e à infraestrutura de saneamento básico. A data foi incluída no calendário oficial por meio da Lei nº 5.352/1967, do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura.

A data homenageia o médico e sanitarista Oswaldo Cruz, nascido em 5 de agosto de 1872. Médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista, Oswaldo Cruz foi responsável pelo combate e erradicação das epidemias da febre amarela, peste bubônica e a varíola no Brasil e é nome reconhecido internacionalmente.

Em 1900, ele fundou o Instituto Soroterápico, que se tornou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), importante pilar para o desenvolvimento da saúde pública no Brasil e para a educação sanitária desde sua criação.

Medicina do trabalho e saúde do travalhador

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde pode ser traduzida como bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Nesse contexto, é importante destacar a importância da medicina do trabalho na atenção primária à saúde, que é o primeiro nível de contato com o sistema médico. Não é raro que o trabalhador tenha no médico do trabalho seu primeiro atendimento com o sistema de saúde.

É na atenção primária que as pessoas, de forma geral, recebem orientações sobre prevenção de doenças e formas de promover saúde, como escolhas saudáveis de alimentação, hidratação e exercícios físicos. Os exames médicos ocupacionais (admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de risco e demissional) são os exames rotineiros, que são somados aos atendimentos pré-hospitalares de imediato, com transferencia para a rede de apoio.

Outras atribuições, que cabem à medicina do trabalho, são a promoção da conscientização e medidas educativas no ambiente laboral, envolvendo trabalhadores e empregadores. Outra função primordial é a identificação de riscos no local de trabalho e a implementação de medidas de prevenção, assim como medidas de prevenção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores.

Além disso, as ações educacionais realizadas nas empresas têm reflexo nas famílias e comunidades em que estes trabalhadores vivem.