O Dia Mundial da Saúde marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948. O objetivo das campanhas em menção à data é chamar a atenção dos governos, responsáveis pelas políticas públicas, com vista à promoção da saúde, e conscientizar a população sobre a importância de hábitos saudáveis para preservar a saúde e o bem-estar.

Este ano, a Organização comemora 75 anos de existência e ‘Saúde para Todos’ é o tema da campanha da OMS, que percorrerá o mundo, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Saúde abrange um entendimento amplo. Entre os médicos, envolve ações dos médicos em geral, e os dos médicos do trabalho, que cuidam da saúde e segurança dos trabalhadores no ambiente laboral. Para OMS, saúde representa bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.

Nesse contexto, o Sistema Único de Saúde (SUS), considerado um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, tem potencial para atender mais de 190 milhões de brasileiros. Atualmente, 150 milhões de pessoas dependem exclusivamente dele, segundo o Ministério da Saúde. Instituído pela Constituição Federal de 1988, ele garante a qualquer cidadão o acesso aos serviços de saúde.