A ABMT comemorou nessa terça-feira (14/12) o 77º aniversário de sua fundação (Jubileu de Hematita). A data foi marcada pela realização da 28ª Jornada de Atualização do Médico do Trabalho, seguida da inauguração do Centro de Estudos, Pesquisa e Mentoria Dr. Daphnis Ferreira Souto.

A 28º Jornada, que foi transmitida ao vivo, contou com quatro palestras sobre o balanço das atividades da Associação nos últimos dois anos, os desafios, a importância da especialidade, da capacitação do médico do trabalho, percorreu a história da Associação e destacou as realizações de cada um dos gestores no comando da ABMT.

A abertura foi realizada pela Conselheira Técnica-Científica da entidade, Dra. Mônica Werneck e, na sequência, o presidente da ABMT, Dr. Gualter Maia apresentou um balanço das conquistas e realizações dos dois anos de sua gestão, com destaque para a valorização dos meios de comunicação da Associação.

“Estamos comemorando os 77 anos da ABMT, o que representa uma bandeira muito forte e tem uma imagem muito importante na área de especialidade da Medicina do Trabalho”, enalteceu o presidente.

Uma das realizações foi reformular o site da instituição e, assim, torná-lo um meio de comunicação com os médicos do trabalho, também acessível pelo celular e em qualquer parte do país. “Como o nosso site estava inoperante por um período, iniciamos nossa gestão buscando torná-lo responsivo”, acentuou o presidente da ABMT.

Com isso, explicou, os associados passaram a ter acesso ao conteúdo gerado pela ABMT, como legislação, palestras e notícias de interesse da especialidade. Dr. Gualter falou também sobre a entrada da instituição no Instagram, que conta hoje com mais de 1.680 seguidores. “O objetivo é utilizar as mídias sociais para divulgar a imagem da ABMT e o conteúdo que possa auxiliar os nossos colegas”, frisou Dr. Gualter Nunes ao acrescentar outros feitos, como a abertura de um canal no YouTube com temas de interesse da especialidade e uma newsletter quinzenal com o resumo das principais notícias publicadas no site.

O presidente da ABMT falou sobre o lançamento da Roda de Conversa, iniciada em 2020, com transmissão ao vivo pelo Instagram, que conquistou uma ampla audiência por abordar temas de amplo interesse da medicina do trabalho e da sociedade em geral, contando com um convidado especial em cada edição. Os conteúdos selecionados fazem parte da Programação de Educação Continuada do Médico.

Outro destaque na gestão foi a bem-sucedida realização do Congresso ABMT 75 anos, em dezembro de 2019, com sucesso de público e a presença da maioria das federadas da ANAMT.

Ao finalizar a apresentação, Dr. Gualter destacou a reinauguração da sede da ABMT, com investimentos em tecnologia. Segundo ele, a próxima gestão receberá a instituição com capacidade de produzir podcasts e formatar conteúdos na própria sede, contribuindo com o aprimoramento dos médicos da especialidade, entre outras ações relevantes para a classe.