Nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade, do grau mais leve ao incapacitante. Metade (47%) sofre de algum nível de depressão, recorrente em 14% dos casos. Os dados são da Isma-BR, representante local da International Stress Management Association, organização sem fins lucrativos dedicada ao tema.

Estresse, depressão, ansiedade, burnout: você, provavelmente, já ouviu falar de alguma dessas doenças. A relação entre saúde mental e trabalho é um tema muito em voga no Brasil nos últimos anos, que também é objeto de normas técnicas e de protocolos para orientar os profissionais de saúde.

Na live da série Roda de Conversa com a ABMT da última quinta-feira, 17 de setembro, a ex-presidente da AMIMT e especialista em Psiquiatria Forense, Dra. Letícia Gários, falou sobre transtornos mentais comuns entre pessoas que estão trabalhando e o papel do médico do trabalho na adaptação e orientação de medidas terapêuticas, levando casos reais para exemplificar as diversas abordagens.

A conversa contou com a mediação do médico do trabalho e Conselheiro Técnico Científico da ABMT, Dr. Paulo Rebelo.

Por prestar assistência imediata à saúde de milhões de trabalhadores da economia formal, a especialidade encontra no seu dia a dia um caleidoscópio de possibilidades de atuação e desafios com a diversidade presente, num só lugar (local de trabalho presencial ou virtual), de pessoas e trabalhadores com costumes múltiplos, riscos diversos e diferentes perfis.

Mais detalhes sobre a atuação dos profissionais foram abordados ao longo da conversa. Clique abaixo para assistir o registro da transmissão em nosso Instagram.

Para acompanhar as próximas transmissões, basta seguir a ABMT no Instagram em @abmt_rio e assistir aos debate ao vivo. Já foram debatidos temas como a monitorização no retorno ao trabalho, revisão da legislação, PCMSO, entre outros.