O Hospital Federal da Lagoa lançou campanha de doação de sangue marcada para acontecer no dia 23 de novembro, das 10h às 16h, no auditório B, no prédio principal do hospital, que fica na Rua Jardim Botânico, 501, Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Com a proximidade de feriados prolongados, como as festas de final de ano, como Natal e Réveillon, somados às férias escolares em janeiro, é costumeiro o afastamento de doadores e, por essa razão, os estoques dos bancos de sangue ficam abaixo das necessidades do período. E justo nesses meses aumenta o número de acidentes em estradas com mais pessoas viajando, sem contar a necessidade rotineira para aqueles que necessitam de sangue para tratamentos e cirurgias.

Quem for ao hospital para a doação, é preciso estar atento às recomendações básicas: levar um documento de identidade com foto, estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos, além de ter entre 16 e 69 anos de idade.
Para a doação, não pode estar em jejum, mas deve evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a coleta. Não pode ser usuário de drogas. Grávidas ou em lactantes não podem doar. Aqueles que ingerirem bebida alcoólica nas últimas 12 horas estão impedidos também. É fundamental não ter tido situação ou comportamentos que levem ricos acrescidos para infecções sexualmente transmissíveis.