O dia 12 de maio é reservado para a celebração do Dia Internacional da Enfermagem, data também conhecida como Dia Internacional dos Enfermeiros. Para a ABMT, é momento de homenagear a contribuição desses profissionais no cuidado e proteção da saúde no Brasil e no mundo.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) ressalta a importância dos profissionais da área, especialmente ao longo da pandemia de Covid-19, quando tiveram papel central na atenção às pessoas com Covid-19 e foram peça fundamental na aplicação de 1,8 bilhão de doses de vacina contra a doença nas Américas.

Os profissionais de enfermagem são a espinha dorsal da força de trabalho em saúde e se destacam especialmente durante a pandemia, representando 56% das equipes de saúde e fornecendo serviços de atenção primária, apoio à saúde mental e proteção do bem-estar de indivíduos, comunidades e famílias, como a avalia a Organização.

Ainda segundo a Instituição, há um déficit de enfermeiras e enfermeiros estimado em 1,8 milhão até 2030 nas Américas, que só poderá ser recuperado com investimentos para desenvolver e reter essa força de trabalho, ressaltou a diretora da OPAS, Carissa Etienne, em recente entrevista.

Como surgiu a data

O dia foi escolhido em homenagem ao aniversário de nascimento de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna. Embora a data seja celebrada mundialmente desde 1965, foi somente em 1974 que o Conselho Internacional de Enfermeiros a oficializou.

Florence ganhou destaque na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou e seu trabalho como enfermeira foi conhecido como Dama da Lâmpada, porque usava o instrumento durante a noite para ajudar no atendimento dos feridos.
No Brasil, a data passou a ser comemorada em 1938, mas a celebração abrange a Semana da Enfermagem, que vai de 12 a 20 de maio, data que também tem significado especial, quando é celebrado o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.