O Outubro Rosa é um movimento criado no começo da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, com campanhas para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento e controle do câncer de mama. A doença atinge principalmente as mulheres, mas também afeta o público masculino, que representa 1% dos casos.

Os médicos do trabalho são muitas vezes o primeiro atendimento de saúde para inúmeros trabalhadores e, em outubro, muitas empresas promovem o exame de mamas para acompanhamento da saúde, promovendo a identificacão da normalidade ou o diagnóstico precoce, aumentando assim as chances de cura. O autoexame pode ser uum auxilio no reconhecimento de alterações nas mamas e nessa situação, o médico do trabalho, ao ser informado, encaminha a trabalhadora ao especialista.

As campanhas possuem objetivo educacional dentro da atenção primária para que a população possa estar alerta e ter o acolhimento necessário no setor público, garantindo às mulheres e aos homens o diagnóstico e tratamento nas unidades públicas, reduzindo as taxas de mortalidade.

O câncer de mama atingiu mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo todo em 2021, de acordo com o Ministério da Saúde (Una-SUS). No Brasil, a estimativa é de 66.280 casos novos em 2022, o que representa uma taxa ajustada de 43,74 casos por 100 mil mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). É a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição, de acordo com o Instituto.