‘A Medicina do Trabalho e Saúde Ocupacional no Século XXI’ foi o tema central do 16º Fórum ABMT-Cremerj, realizado nessa quarta-feira (27) na sede do Conselho Regional. O evento foi organizado por meio de parceria entre a ABMT e a Câmara Técnica de Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador do Cremerj.

A primeira palestra, sobre o tema principal, foi apresentada pelo Dr. Paulo Rebelo, conselheiro técnico-científico da ABMT, e membro da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador do Cremerj. A diretora técnico-científica da Associação, Dra. Nadja Ferreira, também participou do evento.

O encontro abordou mais dois temas: “Aspectos jurídicos das atualizações das normas regulamentadoras e a prática médica’, com a advogada Luciana Aparecida de Paula Castro, assessora jurídica do Conselho e especialista em Direito Médico e da Saúde e ‘Atuação do médico do trabalho frente às normas regulamentadoras’, apresentado pelo conselheiro Dr. Roberto Fiszman, coordenador da Comissão de Pareceres e Resoluções do Cremerj.

Mesa Solene

A abertura do evento ficou a cargo do conselheiro Dr. Ronaldo Vinagre, diretor corregedor do Conselho, responsável pela Câmara Técnica que organizou o evento. A mesa solene foi formada por Dr. Gualter Maia, Dr. Paulo Rebelo, e representando o Conselho, Dra. Célia Regina da Silva, 2ª vice-presidente e coordenadora da Educação Médica Continuada, e Dra. Laura Martins, coordenadora da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho.

Dr. Gualter elogiou a parceria de longa data entre as instituições e parabenizou as realizações da Câmara Técnica. “O Cremerj sempre abriu a Casa para que a ABMT possa estar presente nos fóruns e nas discussões”, destacou o médico.

“Estamos em um momento muito importante, com muitas mudanças na nossa legislação e o Cremerj pautou uma nova resolução para que os médicos do trabalho tenham uma orientação dentro da especialidade. É muito importante a aproximação do médico do trabalho com a casa e estamos aqui presentes neste momento para mais um fórum com um tema muito importante que é nosso futuro”, ressaltou o presidente da Associação.

Por sua vez, Dra. Célia elogiou o resultado da parceria entre as entidades. “Realmente a medicina do trabalho e a saúde ocupacional têm passado por grandes modificações e nada melhor do que uma ampla discussão,” assinalou a médica.

Dra. Laura frisou a importância da parceria entre o Conselho e a Associação. “Acredito que os médicos do trabalho precisam se aproximar do Cremerj para que no dia a dia possam se prevenir de processos ou até conduzí-los melhor. O médico do trabalho tem que se aproximar mais do Direito”, pontuou a coordenadora.

O futuro da medicina do trabalho

A palestra do Dr. Paulo Rebelo apresentou cenários do passado, do presente e as perspectivas para o futuro, com os respectivos pontos positivos e negativos, oferecendo um espaço para reflexão. Música, filosofia, obras de arte, história, filmes de ficção científica, dados estatísticos, sociologia do trabalho, desenvolvimento tecnológico, entre outros temas, fizeram parte do cenário destacado.

A precarização do trabalho e os números de doenças e acidentes de trabalho no mundo foram ressaltados na abertura da palestra. A OIT estima que 160 milhões de pessoas sofrem de enfermidades relacionadas ao trabalho, como doenças musculoesqueléticas e problemas de saúde mental, segundo exemplificou um dos quadros apresentados.

As mudanças bruscas e não planejadas na vida de modo geral, mas especialmente no trabalho, também são desafios enfrentados no pós-pandemia, como assinalou o palestrante. Como lidar com a salubridade e protocolos de segurança no home office, por exemplo, foram apontados como questões que estão sendo enfrentadas.

As revoluções industriais e seus respectivos avanços também ilustraram a exposição do Dr. Paulo Rebelo. Ele iniciou falando sobre a primeira revolução, com a máquina a vapor, até chegar a quarta revolução, assim batizada, segundo explicou, pelo Klaus Schwab, coordenador do Fórum Econômico de Davos (Suíça). “Ele disse que temos um progresso nunca antes imaginado porque nós temos a confluência de tecnologias. Temos a Inteligência Artificial que está sendo aplicada fortemente na área de saúde. A partir da robótica, temos cirurgias realizadas à distância, e a impressão 3D que reduz o custo de próteses em milhares de reais”, exemplificou o conselheiro da ABMT.

A transmissão do Fórum está disponível no canal do Cremerj no Youtube: