A saúde mental é tema para ser abordado diariamente tamanha a importância para a qualidade de vida dos indivíduos. No dia 10 de outubro, celebra-se o ‘Dia Mundial da Saúde Mental’, que tem por objetivo de alertar para a necessidade de se dar atenção às pessoas que sofrem com as doenças mentais e seus efeitos no dia a dia – em favor da saúde mental e contra o estigma social.

A data foi escolhida pela Federação Mundial para Saúde Mental, uma organização global com membros em mais de 150 países. O dia foi celebrado pela primeira vez em 1992, através de campanhas de conscientização da população nos diversos países. Desde então, o tema vem ganhando interesse de diversas áreas de conhecimento e segmentos da sociedade.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem diversos transtornos mentais, como a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.

São transtornos mentais com diferentes apresentações, que se caracterizam por uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamento disfuncionais, que afetam o desenvolvimento de quem apresenta a doença e suas relações com outras pessoas, se não tratados adequadamente.

Com a pandemia da Covid-19, temas como depressão e ansiedade ganharam protagonismo diante dos efeitos do isolamento social, do temor do vírus e do futuro incerto naquele início da propagação do Sars Cov 2, afetando pessoas de todas as faixas etárias e camadas sociais, especialmente os mais pobres e na economia informal, que da noite para o dia perderam os seus empregos e, com eles, o sustento da família.

Destaca-se a importância do médico do trabalho na identificação de quadros de transtornos mentais de trabalhadores e trabalhadoras, inclusive da área da saúde. Quadros de depressão e de ansiedade tiveram um crescimento significativo ao longo da pandemia. A OMS estima que 280 milhões de pessoas no mundo tenham depressão. Saber ouvir e encaminhar para o atendimento especializado salva vidas, prevenindo especialmente o suicídio.