No período marcado pela pandemia do novo coronavírus, nunca foi tão importante falar de prevenção e gestão de riscos. E é justamente com base no alerta de que é preciso gerir riscos, prevenir acidentes e promover a saúde que acontece a campanha Abril Verde, que tem como foco alertar toda a sociedade sobre riscos de acidentes de trabalho.

Iniciativa de participação espontânea que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, o movimento Abril Verde luta para marcar o mês de abril com a cor da segurança no calendário nacional. A intenção é concentrar anualmente nesse período uma série de atividades, dando-lhes mais visibilidade e manifestações de apoio à causa.

Movimentos internacionais como o Outubro Rosa (prevenção do câncer de mama) ou o Novembro Azul (prevenção do câncer de próstata) já são conhecidos da maioria dos brasileiros. No que diz respeito à saúde e segurança do trabalhador, o Abril Verde trilha um caminho semelhante. O objetivo é fazer com que a cultura da prevenção no ambiente de trabalho seja propagada e assimilada pelo maior número possível de pessoas e a ABMT apoia esta causa.