A reorganização da sociedade por causa da pandemia do novo coronavírus impactou o atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e as regras para liberação de benefícios sociais e previdenciários.

O instituto fechou agências, colocou servidores em home office e ampliou o seu atendimento a distância, por meio do portal Meu INSS e da central telefônica 135.

No entanto, com as agências fechadas e a falta de familiaridade de parte da população com as ferramentas digitais, surgem muitas dúvidas sobre o andamento de pedidos já feitos ao INSS, assim como novas solicitações que os segurados necessitem realizar no período de distanciamento social.

Na última quinta-feira, 27 de agosto, a live da série Roda de Conversa com a ABMT respondeu algumas das questões dos segurados e médicos do trabalho. A conversa ao vivo teve a participação do Conselheiro Técnico da ABMT, Dr. Paulo Rebelo, e do doutor em Saúde Pública e Perito Médico Federal, Dr. João Silvestre da Silva-Junior.

Ao longo da conversa, os palestrantes esclareceram que o auxílio sem perícia começou a valer no início de abril. Essa é uma das grandes mudanças nas regras previdenciárias trazidas pelo coronavírus.

Com as agências fechadas e sem perícias presenciais, o instituto está fazendo o que chama de perícia indireta. Neste caso, o segurado manda uma foto do atestado médico pela internet, no portal Meu INSS, e um perito médico previdenciário fará a análise documental a distância.

Para isso, o atestado deve ter assinatura médica legível com CRM, que é o registro no Conselho Regional de Medicina, além da Classificação Internacional da Doença (CID) e do tempo estimado de afastamento.

Caso o documento pedido seja considerado válido, o INSS libera o pagamento do auxílio-doença no valor de um salário mínimo (R$ 1.045 neste ano).

O segurado terá direito de receber até três parcelas, durante a pandemia. Se o valor de seu benefício for maior, após o fim da pandemia e com a realização de perícia médica presencial, ele receberá as diferenças. O prazo de liberação do benefício segue igual e é de até 45 dias.

Assista a conversa

Mais detalhes sobre os benefícios do INSS na pandemia do coronavírus ao longo da conversa ao vivo, que contou com a participação do público com perguntas e comentários. Clique abaixo para assistir o registro da transmissão em nosso Instagram.

Para acompanhar as próximas transmissões, basta seguir a ABMT no Instagram em @abmt_rio e assistir aos debate ao vivo. Já foram debatidos temas como a monitorização no retorno ao trabalho, revisão da legislação, PCMSO, entre outros.