O primeiro dia de Congresso ABMT l 75 Anos foi de atualização para médicos e profissionais de Saúde e Segurança. A programação de cursos pré-congresso deu início, nesta quinta-feira (13), ao circuito de aulas e palestras sobre temas atualmente debatidos na especialidade.

Duas grades foram pensadas pela Comissão Científica: uma seleção específica para os médicos e outra dedicada aos profissionais de saúde e segurança.

Na sala New York, auditório Dra. Talitha do Carmo Tudor, a “Gestão e atuação do médico do trabalho” abriu a programação específica para os médicos. O curso teve como objetivo capacitar os especialistas para a identificação das dermatopatias ocupacionais e oftalmopatias, e oferecer orientações específicas e soluções práticas de prevenção.

Sob a coordenação da Dra. Nádia El Kadi, a Dra. Alessandra Portela abordou a história natural das dermatopatias e decorrentes alterações funcionais. A especialista relatou avaliações de pacientes atendidos no ambiente de trabalho, os motivos que os levaram a procurar o atendimento e o que foi identificado durante o exame clínico.

“Para o diagnóstico e condutas adequadas às dermatoses ocupacionais, confirmadas ou suspeitas, é importante considerar aspectos como o quadro clínico, mudanças imunológicas pela ingestão de medicamentos, alimentação, história de exposição ocupacional e a garantia de condições para limpeza e proteção durante o trabalho”, observou.

Dermatopatias

A Dra. Nádia El Kadi deu sequência ao tema, abordando ações preventivas e Nexo Causal em dermatopatias. De acordo com a palestrante, as dermatoses ocupacionais podem ter causas indiretas e ou fatores predisponentes.

Fatores como a idade, experiência profissional, sexo, etnia, clima, antecedentes pessoais e dermatoses concomitantes, bem como as condições de trabalho entram em pauta.

“Há também as causas diretas, onde é importante fazer a anamnese ocupacional, exame físico e diagnóstico diferencial, além de exames complementares e a inspeção do local de trabalho”, pontuou no início de sua apresentação. A Classificação de Schilling, estatísticas ocupacionais, a subnotificação no Brasil e a prevenção das dermatoses foram fatores abordados ao longo da exposição.

Sob coordenação da Dra. Tatiana Helena Vaz, a Dra. Ana Carolina Resende encerrou o curso, abordando as oftalmopatias para o médico do trabalho.

NR37 e SST em plataformas de petróleo

No dia 21 de dezembro do ano passado, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria MTb nº 1.186/2018, que aprova a Norma Regulamentadora N° 37 (NR 37), a qual versa sobre segurança e saúde em plataformas de petróleo.
A NR 37 entrará em vigor em dezembro deste ano e as empresas contratadas e contratantes tiveram um ano para fazer eventuais modificações para atendê-la.

As obrigações e especificidades da nova norma foram tratadas no primeiro curso voltado para profissionais de Saúde, Segurança e Recursos Humanos na sala Las Vegas, auditório Dra. Marianna de Brito Franco.

Sob a coordenação do Dr. Sandro Albertini, as aulas foram voltadas para a habilitação dos profissionais para o planejamento estratégico das ações necessárias para o cumprimento da NR37 em todas as principais atividades, treinamentos e adaptação da infraestrutura em embarques, trabalho offshore e desembarque.

A Dra. Távira Sucupira abordou a legislação sob o viés da Medicina do Trabalho. Segurança e saúde dos operadores, a relação com os colaboradores, check list de inspeção sanitária e que muda no setor com a chegada da norma, entre outros assuntos, foram tratadas pela especialista.

Também foram tratados a gestão na NR37, pela Dra. Maria Christina Menezes, e os treinamentos necessários sob a legislação, pelo engenheiro Arthur Lima Coelho.