A programação da parte da manhã na sala Las Vegas prestigiou a temática em torno da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Dr. João Silvestre da Silva-Junior falou sobre reabilitação profissional e aposentadoria do trabalhador com deficiência. Segundo ele, o trabalhador tem o direito da manutenção do auxílio-doença enquanto estiver em reabilitação profissional, contanto que comprove que está fazendo o programa de reabilitação profissional.

“Durante o processo de reabilitação profissional, o trabalhador passa por um curso de capacitação profissional, de acordo com suas limitações. O INSS se responsabiliza em oferecer próteses e cadeiras de rodas de boa qualidade aos trabalhadores visando sempre o retorno ao trabalho”, esclareceu.

Dr Narciso Guedes enfatizou a importância terapêutica do trabalho na vida da pessoa com deficiência e afirmou que a diversidade tem um efeito positivo no clima organizacional da empresa.

“O Médico do Trabalho é o profissional que conhece o PPRA e sabe exatamente os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos, assim como as adaptações que serão necessárias ao ambiente”, disse.

Adaptações do posto de trabalho para inserção do trabalhador com deficiência foi o assunto falado pela Dra. Nadja de Sousa Ferreira, que chamou atenção para o fato de que ter deficiência não é igual a ter inaptidão nem invalidez e afirmou: “Quanto mais pessoas trabalhado, mais gente produzindo e menos gasto com saúde, porque a pessoa fica mais saudável quando está em atividade. Mas esse trabalho tem que ser adaptado para ela”.