As duas últimas palestras da sala Las Vegas foram ministradas pela Dra. Andrea de Góes Camargo e Dr. Fernando Akio Mariya, respectivamente sobre a “Ressignificação da Medicina do Trabalho” e “Qualidade de vida nas empresas, lazer e vida diária”.

Em sua fala, Dra. Andrea buscou provocar uma reflexão sobre a Medicina do Trabalho e como ela se insere no cenário sócio-político e econômico diante da Reforma Trabalhista, da MP 905/2019 e a revisão das Normas Regulamentadoras. “Com todas essas mudanças, será que podemos atuar da mesma forma?”, indaga.

De acordo com a especialista, neste mundo de integração de informação, empresas e trabalhadores estão cada vez mais exigentes. Eles querem uma prestação de serviço de qualidade: “É importante que a gente esteja à frente do que esta acontecendo, sem esquecer a importância do ser humano. porque é o ser humano o centro dessas realizações”, provocou Dra Andrea.

Já Dr. Fernando Akiyo detalhou alguns dos principais programas de saúde implementados por ele em busca pela melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores. Ele chama atenção para a importância de mensurar a participação dos trabalhadores nos programas após a implantação. Além disso, fala: “Não adianta trabalhar só com o indivíduo. O Médico do Trabalho tem que mexer com os fatores psicossociais do trabalho e isso faz com que ele seja parte do negócio. Melhorando esses fatores, a produtividade aumento e o nível de estresse cai”.