Observar a postura e a exigência de esforço físico dos trabalhadores é um dos aspectos da ergonomia, assim como promover e proteger a saúde dessas pessoas e propiciar melhorias nas empresas. O assunto também abrange iniciativas de prevenção de doenças com retorno positivo para os indivíduos e as companhias, o que demanda conhecimentos específicos dos médicos do trabalho.

Nesse contexto, o Congresso da ABMT l 75 Anos terá em sua programação o curso Ergonomia, diagnóstico médico, gestão e Conceito ROI, com a participação da diretora científica da Associação Catarinense de Medicina do Trabalho (ACAMT), Dra. Denise Brzozowski.

“É um tema que está sempre na atualidade, uma vez que está intrinsecamente relacionado a um campo específico da área da saúde pública que procura atuar através de procedimentos específicos na promoção e na proteção das pessoas envolvidas no exercício do trabalho”, pontua Dra. Denise.

Entre os principais desafios da atenção adequada à ergonomia, a especialista lista o trabalho de uma equipe multidisciplinar e o apoio das chefias. Em relação ao papel do médico do trabalho em relação à ergonomia, é preciso “conhecer o ambiente de trabalho do trabalhador, ter os dados epidemiológicos compilados e estratificados e ter acesso junto à direção da empresa” observa a especialista. Ela também acrescenta que se uma gestão ergonômica for adequada e observar “todos os quesitos Saúde X Atividades Laborais”, impactará positivamente os ganhos da empresa.

Serviço:

Congresso da ABMT l 75 Anos
Integralidade & Equidade: Visão do Médico do Trabalho
13 e 14 de dezembro
Hotel Windsor Florida – Rua Ferreira Viana, 81, Flamengo – Rio de Janeiro (RJ)
https://www.abmt75anos.com/