Cuidados com cadeiras de rodas, bengalas e higiene em geral são recomendados

A higiene pessoal e limpeza de ambientes e objetos são algumas das principais medidas para a prevenção do coronavírus, além de ficar em casa sempre que possível. Pessoas com deficiência precisam ter atenção redobrada com objetos utilizados com frequência, como bengalas ou cadeiras de roda.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) recomenda que, assim como toda a população, pessoas com deficiência lavem as mãos com água e sabão, com frequência, especialmente, no caso de deficiência visual, ao tocar em mapas táteis ou outros itens públicos de acessibilidade. É importante, caso seja necessário sair de casa, levar sempre álcool em gel e, quando não for possível lavar as mãos, utilizar após contato com superfícies como essas, além de maçanetas e corrimãos, por exemplo.

No caso de pessoas que utilizem cadeiras de rodas, é importante higienizar o aro de impulsão, rodas e o joystick da cadeira, com água e sabão, principalmente caso tenha sido necessário sair de casa. O piso de casa também deve ser limpo diariamente com água sanitária. Outros objetos, como próteses e órteses, além de meios de locomoção, como bengalas, andadores e muletas, também devem ser higienizados frequentemente, com água e sabão.

Atenção para a forma recomendada de limpeza:

Com água e sabão:
– Cadeira de rodas (aro de impulsão, rodas e joystick)
– Bengalas
– Andadores
– Muletas
– Órteses
– Próteses
– Maçanetas
– Corrimão
– Interruptores

Com álcool 70%:
– Controle de TV
– Tabletes
– Celulares

Com água sanitária:
– Piso dos ambientes (lavar diariamente)

(Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro)