Em live no Instagram da ABMT, Dra. Távira Sucupira abordou a atuação do médico do trabalho no contexto da pandemia de Covid-19

A chegada da pandemia de Covid-19 ao país e a forma como vem evoluindo criam novos desafios a pesquisadores e profissionais envolvidos com o tema da saúde dos trabalhadores. As medidas preventivas contra o vírus no ambiente de trabalho foram tema da Roda de Conversa com a ABMT do dia 30 de junho, com a participação da Dra. Távira Tavares Sucupira, médica do trabalho e membro do Conselho Superior da ABMT.

Durante a transmissão ao vivo, que também contou com a presença do Dr. Fernando Akio Mariya, médico do trabalho e professor de pós-graduação na USP, a convidada relatou estratégias de monitorização no retorno ao trabalho no contexto da indústria petroleira e a importância do acompanhamento clínico dos funcionários de uma empresa.

Dada a facilidade do contágio, a preocupação com ambientes de trabalho foi imediata por serem espaços de bastante convivência entre pessoas. Ao redor do mundo, empresas repassam recomendações a funcionários, com diretrizes para prevenir a contaminação.

No Brasil, não foi diferente. Grandes companhias e multinacionais acentuaram suas ações preventivas antes mesmo de casos serem confirmados no país.

“As melhores medidas preventivas contra o coronavírus são de higiene. O médico do trabalho deve trabalhar em conjunto com outros setores para reforçar o protocolo sanitário: distanciamento entre as pessoas, uso de máscaras, etiqueta respiratório e, principalmente, a conscientização pessoal”, observou Dra. Távira em conversa com o site da ABMT.

Por causa do aumento de casos, empresas têm permitido ou determinado que seus funcionários trabalhem de casa, em esquema de home office. Em outras, a postura inclui atualizações sobre o vírus divulgadas em e-mails e grupos de WhatsApp, cartilhas com recomendações sobre prevenção, trabalho remoto, cancelamento de viagens internacionais e restrição de voos domésticos.

Em momentos de crise como esse, a gestão das ações de Saúde e Segurança do Trabalho deve ser feita com ainda mais atenção. Esse trabalho deve contar com amplo apoio da liderança para que todo o negócio seja envolvido.

“Os médicos do trabalho têm de assegurar um ambiente saudável, reforçando a cultura da saúde. A informação é a grande arma a ser usada nesse momento. No entanto, o apoio da liderança da empresa é fundamental para a conscientização da força de trabalho dos cuidados necessários”, pontuou.

A Roda de Conversa com a ABMT sobre a monitorização de no retorno ao trabalho está disponível para ser assistida na íntegra no Instagram da associação. Clique abaixo e confira a live:

View this post on Instagram

Benefícios da monitorização no retorno ao trabalho

A post shared by ABMT (@abmt_rio) on