A necessidade de políticas públicas que garantam a saúde e a segurança dos trabalhadores informais, que não contam com proteção social e direitos trabalhistas, diante de uma crescente precarização do trabalho em diversos setores, foi um dos pontos destacados durante o encontro virtual realizado pela Associación Latinoamericana de Salud Ocupacional (ALSO), sob o tema ‘Diálogo Social’, no dia 28 de abril, data de celebração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

O encontro ressaltou, entre outras questões, o impacto da pandemia nos setores produtivos da economia, que atingiu os trabalhadores com perda de postos de trabalho e redução de salários, “que atingiram principalmente pessoas mais suscetíveis, representadas pelo trabalhador informal, precarizado”, ressaltou o Dr. Paulo Rebelo, Conselheiro Técnico-Científico da ABMT, que participou do webinar, representando a International Occupational Medicine Society Collaborative (IOMSC), como membro do Comitê Executivo da instituição.

“Trabalhos que eram invisíveis, que passaram a ser essenciais na pandemia, são trabalhos sem proteção nenhuma, caso a pessoa adoeça”, sublinhou o Conselheiro da ABMT, dando como exemplo motoristas de aplicativos de transporte, entregadores, entre outros.

“Tem uma precarização atingindo principalmente trabalhos informais, ocupados por pessoas com baixa escolaridade, migrantes, que envolvem também outros aspectos de vulnerabilidade ligados à raça, gênero e às diferenças culturais. Há necessidade de diálogo, justamente para buscar políticas públicas, meios de prestar assistência à saúde e promover segurança no trabalho para essas pessoas, esse foi o tema mote do dia”, frisou Dr. Paulo Rebelo, referindo-se ao webinar.

O encontro virtual foi mediado pela Dra. Maria Marta Cabrera Contreras, Presidente da ALSO e presidente da Sociedade Chilena de Medicina do Trabalho (Sochmet). Além do Dr. Paulo, o encontro contou com a participação da Dra. Orielle Solar, Assessora Regional de Saúde dos Trabalhadores da OPAS/OMS. Os participantes reconheceram a necessidade de fazer novos encontros, com abordagens mais especificas, para aprofundar os temas de interesse da comunidade latino-americana, conforme disse o conselheiro da ABMT.

“O encontro fortaleceu a ideia, fundamental, das três instituições latino americanas trabalharem em conjunto em eventos e mobilizações de interesse comum”, assinalou Dr. Paulo Rebelo. A seu ver, com as ferramentas de comunicação disponíveis é possível realizar webinar, seminários e outros eventos com pessoas de diferentes lugares, via internet, aumentado a integração.