Medidas preventivas em Saúde e Segurança no Trabalho (SST) sobre a organização do trabalho de motoboys, que prestam serviço em aplicativos (Apps), são abordadas em relatório técnico. Material foi elaborado por especialistas da Fundacentro e está disponível para download.

Diariamente, os motociclistas que atuam em Apps estão sujeitos a riscos de acidentes. Além disso, a insegurança laboral e financeira também estão presentes no cotidiano desses profissionais.

Fruto do projeto de pesquisa “Análise da organização e condições de trabalho em atividades em Crowdsourcing”, o relatório constata que a baixa remuneração dos entregadores de App repercute diretamente em vários aspectos da SST.

Extensas jornadas de trabalho, trabalhar lesionado ou com membro quebrado, impossibilidade de possuir equipamentos de proteção adequados e a falta de segurança alimentar estão entre os impactos apontados no estudo.

O material ainda observa que a criação de políticas públicas pode auxiliar a redução de dependência desses trabalhadores, o que tenderia a ter um efeito positivo na segurança e saúde laboral.

Inclusive, propõe 14 ações preventivas em SST. Entre elas, destaca-se o estabelecimento de locais em pontos das cidades nos quais os entregadores possam descansar, almoçar, usar banheiro e se hidratar.

O relatório técnico “Organização do Trabalho e a Segurança e Saúde de Motociclistas que Trabalham com Aplicativo” é um trabalho de Leo Vinicius Maia Liberato (coordenador), Juliana Andrade Oliveira, Jefferson Peixoto da Silva, Marcelo Alexandre de Vasconcelos e Ana Rúbia Wolf Gomes.

Fonte: Fundacentro