O curso “Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – a nova NR 1” será realizado entre os dias 8 e 17 de dezembro de 2020 com aulas on-line em tempo real. Haverá duas turmas, uma delas no período da manhã, das 8h às 10h, e outra à noite, das 18h30 às 20h30, com 50 alunos cada. As inscrições devem ser feitas neste link a partir do dia 1° de dezembro, às 10h. As vagas são limitadas.

Além das 16 horas de aula, os alunos terão carga horária de 24h, que se divide na realização de trabalho prático, exercícios e leituras.  O objetivo é capacitar profissionais da área de segurança e saúde no trabalho (SST) para aplicar a nova norma regulamentadora NR 1, sobre gerenciamento de riscos ocupacionais, em diferentes organizações produtivas.

O instrutor do curso é o pesquisador da Fundacentro Gilmar Trivelato, que participou da elaboração da NR 1. Com bacharelado e licenciatura em química, ele é mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A Fundacentro realizará novas turmas deste curso no próximo ano. A nova redação da NR 1 entra em vigor em 1° de agosto de 2021, conforme decisão da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) em reunião ordinária, realizada nos dias 5 e 6 de novembro.

Conteúdo

O conteúdo programático do curso inclui conceitos básicos e princípios gerais sobre gerenciamento de riscos; análise e interpretação da NR 1, relacionando-a com as demais normas regulamentadoras; estratégias e planejamento para implementação nos diferentes tipos de organizações; e procedimentos e ferramentas tanto para identificação de perigos e riscos como para a estimativa e avaliação de riscos.

Os participantes também aprenderão como fazer um inventário de riscos ocupacionais; quais medidas de prevenção e de controle adotar; como elaborar um plano de ação; como preparar um plano de resposta a emergências; e ainda terão informações sobre as relações entre contratantes e contratadas.

(Fonte: Fundacentro)