Dr. Paulo Rebelo, Dra. Nadja Ferreira e Dra. Monica Werneck

A 29ª Jornada de Atualização do Médico do Trabalho e a comemoração dos 78 anos de fundação da ABMT marcaram mais um momento ímpar e histórico para dirigentes e associados no último dia 16, realizado no Windsor Florida Hotel. Logo após os cursos pré-jornada, dois dirigentes da Associação, Dra. Nadja Ferreira, diretora Técnico-científica e Dr. Paulo Rebelo, diretor de Relações Externas, destacaram a importância da ABMT e a contribuição da agenda de atualização promovida por meio da Jornada.

Para Dra. Nadja, a Jornada representa “um marco histórico” para a entidade e para os médicos do trabalho. Segundo ela, o momento é também especial para enfatizar o pioneirismo da ABMT. “É a primeira associação de medicina do trabalho no Brasil, é a ‘célula mater’, foi a entidade que iníciou a especialidade no país”, sublinhou a diretora, que realizou uma das palestras do evento, sobre o tema ‘Medicina do Trabalho 5.0’.

“Toda vez que ocorre um evento de aniversário da Associação, oferecemos assuntos de ponta, que não fazem parte do cotidiano. Eles vão ser desenvolvidos para o futuro”, especificou a médica.

Cursos pré-jornada

Dra. Nadja Ferreira destacou a importância dos três cursos oferecidos pela Associação antes da programação da Jornada de Atualização – cursos pré-Jornada.
O primeiro tema foi ‘Saúde ocupacional no trabalho não presencial e em localização remota’, ministrado pelo Dr. Paulo Rebelo. “A palestra esclareceu o tema sobre o trabalho em local distante, tanto no céu, no mar ou na terra e o trabalho misto, em home office e presencial”, comentou a diretora da ABMT.

Já o curso seguinte, abordado pela Dra. Carla Torres, tratou sobre ‘Medicina do mergulho’. “Foi um curso sobre a ampliação das ações do médico do trabalho nas atividades do mergulho’, sinalizou.

E, por fim, a Dra. Monica Werneck tratou sobre a “Interface dos Atos do Médico do Trabalho e o eSocial. “Trouxemos a interface administrativa do médico com os serviços do eSocial, da previdência social, porque o laudo do médico, o prontuário do médico, ele é um instrumento de representação de fé pública, que auxilia as concessões do Direito do Trabalho,” completou a Dra. Nadja.

Celebração

Ao falar sobre o evento, Dr. Paulo Rebelo enalteceu o momento. “Hoje estamos reunidos para celebrar mais uma edição da nossa jornada de atualização do médico do trabalho. É um evento que está sendo realizado pela vigésima nona vez ininterruptamente. Todo ano, marca justamente o encerramento do nosso calendário de atividades”, realçou o diretor da Associação.

“Já aproveitamos para convidar as pessoas para o próximo ano, início de dezembro, para os 30 anos da Jornada, e daqui a dois anos, para os 80 anos da ABMT. Temos esses dois compromissos aí nos nossos dois próximos anos”, antecipou o diretor.

Temas do momento

Segundo ele, a Jornada realiza um seminário para atualização do médico. “São sempre assuntos daquele momento, que estão despertando interesse e necessitam um olhar do médico do trabalho. Não tem por objetivo a capacitação que realizamos durante o ano, sobre temas específicos, para a formação do médico do trabalho”, arrematou.