O Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira (2) uma Nota Técnica que recomenda a aplicação de uma segunda dose de reforço contra a Covid-19 para idosos acima de 70 anos. A recomendação é indicada também para pessoas acima de 60 anos que vivem em instituições permanentes.

Segundo a orientação da pasta, deve ser utilizado, preferencialmente, o imunizante da Pfizer quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço. De maneira alternativa, podem ser usadas as vacinas da Janssen ou AstraZeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente.

Até então, a segunda dose de reforço era recomendada apenas para idosos acima de 80 anos. Estudos mostraram que essa estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação. Com a nova recomendação, esta etapa da campanha passa a ter público-alvo de pouco mais de 14 milhões de brasileiros.

Para que a logística de vacinação aconteça, estados e municípios devem seguir a nova orientação de acordo com a disponibilidade de doses. Para isso, devem ser priorizadas as faixas etárias mais avançadas, com 90 anos de idade ou mais, seguida de 80 a 89 anos e assim sucessivamente, até que todos os idosos sejam contemplados com o segundo reforço.

Fonte: Ministério da Saúde