Segundo dados da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, o número de pessoas com 65 anos ou mais em vagas com carteira assinada aumentou 43% em quatro anos. Além disso, uma pesquisa realizada pela PWC, prevê que até 2040 57% do mercado de trabalho será composto por profissionais com idade acima dos 45 anos. Isso se deve à trajetória de envelhecimento da população.

A presença da terceira idade no mercado de trabalho foi tema da última live da Roda de Conversa com a ABMT, com a participação do Dr. Glauber Paiva, fundador da Associação Cearense de Medicina do Trabalho (ACEMT) e organizador do livro “História Associativa da Medicina do Trabalho no Ceará”.

A mediação foi por conta do médico do trabalho e conselheiro Técnico Científico da ABMT, Dr. Paulo Rebelo.

A mais recente projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que, em 2039, haverá mais pessoas idosas que crianças vivendo no país e até 2060, o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5%.

Ao longo da discussão, os palestrantes abordaram como as relações de trabalho envolvendo trabalhadores idosos constituem um relevante problema que precisa ser amplamente discutido e equacionado, principalmente do ponto de vista da Medicina do Trabalho, a fim de se facilitar sua inserção e permanência no mercado.

Estudos evidenciam que cada vez mais as pessoas idosas precisam ou querem se manter no mundo do trabalho, uma vez que ele pode contribuir com as suas experiências adquiridas em anos de vivência e de vida laboral. Sendo assim, para uma saída mais tardia do mercado de trabalho, é importante garantir ao trabalhador uma qualidade de vida e condições de atuação adequadas à sua idade.

Para rever a transmissão, basta acessar a aba IGTV no Instagram da ABMT em @abmt_rio.

A Roda de Conversa com a ABMT é uma das iniciativas do Programa de Educação Continuada da ABMT o Médico do Trabalho de 2020. Conheça as outras novidades de nossa Diretoria Científica clicando aqui.