Estudo traz o tema “Fatores ocupacionais associados a neoplasias hematológicas em um polo fruticultor: estudo de caso-controle”, o qual foi publicado na Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO).

De acordo com o artigo, os sujeitos da pesquisa foram identificados nas unidades locais do Sistema Único de Saúde (SUS) dos munícipios dos estados da Bahia e Pernambuco, e os dados coletados abrangeram os anos entre 2016 e 2018. A finalidade foi identificar fatores de risco ocupacionais para neoplasias hematológicas, leucemia, linfomas e mieloma múltiplo.

Em discussão, os pesquisadores relatam que “há evidências de uma correlação significativa entre intoxicações por agrotóxicos e modulações oncogênicas. No nível molecular, os agrotóxicos podem causar: estresse oxidativo, atuar como desreguladores endócrinos e modular a expressão gênica. Tais alterações são principalmente prejudiciais às células e desempenham um papel fundamental na patogênese de vários distúrbios, incluindo o câncer”. Eles concluem que a exposição ocupacional a agrotóxicos pode estar associada a neoplasias hematológicas, independentemente de características do estilo de vida.

Para os autores, “as pesquisas devem considerar a importância desse tipo de estudo, que evidencia os riscos ocupacionais e as vulnerabilidades dos trabalhadores agropecuários, oriundos de um extrato populacional que tem dificuldades de acesso a serviços de saúde e sofrem os efeitos da escassez de políticas públicas de atenção integral à saúde”.

Leia o artigo completo “Fatores ocupacionais associados a neoplasias hematológicas em um polo fruticultor: estudo de caso-controle”.

Fonte: Fundacentro