Artigo de pesquisa analisa como a proteção da saúde dos trabalhadores da Atenção Básica à Saúde (ABS) do Sistema Único de Saúde (SUS) é abordada nos planos de contingência ao enfrentamento da pandemia. Material faz parte do Dossiê COVID-19 e Saúde do Trabalhador, que se encontra na página da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO), na SciELO.

Nos meses de junho e julho de 2020, o estudo realizou uma busca pelos planos de contingência dedicados à COVID-19, das Secretarias Municipais de Saúde das capitais brasileiras e do Distrito Federal.

Constatou-se que os planos de contingência apresentavam limitações no que se refere à elaboração de respostas articuladas e efetivas para a gestão do risco ocupacional entre os profissionais da área da saúde.

A diferença nas ações adotadas entre os municípios também mostra a complexidade do processo de enfrentamento da pandemia no Brasil diante de desigualdades regionais e fragilidades na gestão do sistema de saúde.

Saiba mais

Leia o artigo de pesquisa “Proteção dos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde: análise dos planos de contingência das capitais brasileiras em tempos de pandemia” acessando o link.

Fonte: Fundacentro