A partir de 25 de março, não será permitido o uso de máscara N95 ou PFF2 com válvula de expiração, em aeroportos e aeronaves durante a pandemia. A regra foi aprovada pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da resolução nº 477 de 11 de março de 2021, que faz alterações na resolução n° 456 de 2020.

Além da máscara com válvula, a medida também proíbe o uso de lenços, bandanas, máscaras de plásticos (conhecidas como face Shields) e de acrílico. Podem ser usadas as máscaras de algodão e tricoline contendo mais de uma camada e precisam estar bem ajustadas, cobrindo nariz e boca para não deixar espaço para entrada de ar ou gotículas respiratórias.

A Fundacentro, preocupada com a saúde e segurança dos trabalhadores (as) e da população em geral, publicou vídeos informativos sobre a utilização correta de máscaras.

Assista ao vídeo em que o tecnologista José de Damásio Aquino explica que a máscara PFF2 com válvula de exalação não é recomendada para a proteção contra o coronavírus.

Veja mais

Indicação de uso dos tipos de protetores respiratórios

Eficiência e Tempo de uso da máscara cirúrgica

Manuseio dos protetores respiratórios

Eficiência e Tempo de uso da máscara PFF2

(Fonte: Fundacentro)