A Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO) traz editorial com abordagem sobre as perspectivas da nova segurança. Texto está disponível na página da revista no portal SciELO.

O editorial esboça os aspectos do novo olhar da segurança, com base na ideia de que é no trabalho e nos trabalhadores que se encontram os recursos para a solução de questões relacionadas à segurança no trabalho.

“Com o propósito para, quem sabe, atrair profissionais e empresas a experimentar novos caminhos para a promoção da segurança, em sistemas de produção mais robustos e resilientes”, afirma o autor do editorial e editor-chefe da RBSO.

Construído com base no ponto de vista de diversos especialistas, o material apresenta concepções relacionadas à segurança como algo não inerente ao desenho e funcionamento dos sistemas de produção, sendo processo contínuo e dinâmico fabricado pelos trabalhadores e técnicos de dada organização.

O editorial ainda menciona a diferença entre o trabalho prescrito e o real. Essa é a base para que os profissionais da segurança possam contribuir com as atividades de produção.

“Qualquer tentativa de uma nova segurança necessita se voltar ao mundo da prática para conhecer a produção da segurança nas diversas situações e variabilidades que exigem das equipes respostas ajustadas a sua representação do funcionamento do sistema”, conclui o autor.

Leia o editorial na íntegra acessando o link: Perspectivas da nova segurança. (https://doi.org/10.1590/2317-6369ed222pt2022v47e22)

Fonte: Fundacentro