Projeto piloto inédito no Brasil pode chegar à capacidade de realização de 300 testes por dia 

Em coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira (22), a OMS afirmou que a América do Sul se transformou no novo epicentro da pandemia de Covid-19 no mundo e alertou que o Brasil é o país mais afetado na região. Por aqui, já são mais de 300 mil casos confirmados, e esse número cresce diariamente. Entretanto, a situação é ainda mais grave do que a divulgada. Devido ao baixo número de testes, estima-se que existam até 16 vezes mais casos do que mostra a estatística oficial – são feitos apenas 296 testes por milhão de habitantes.

Elevar o número de testes realizados é fundamental para que a capacidade de atendimento dos serviços de saúde seja bem avaliada, assim como a implementação de medidas mais efetivas no combate à pandemia e o reforço do isolamento nas regiões mais afetadas. Uma iniciativa de Médicos do Trabalho e do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro de Macaé (NUPEM/UFRJ-Macaé) busca apoio da sociedade para a criação de um projeto piloto inédito no Brasil – o Laboratório de Campanha para Testagem e Pesquisa do Covid-19, que vai beneficiar toda a Região Norte do Estado do Rio.

Atualmente, o local realiza diariamente cerca de 20 testes por RT-PCR, considerado padrão-ouro para diagnóstico do novo coronavírus. Mas, com a aquisição de mais equipamentos e reagentes importados, a capacidade pode chegar de 200 a 300 testes por dia. O investimento necessário para ampliar o atendimento à população e aos trabalhadores de Macaé e região é de R$ 3,5 milhões.

“Essa ampliação é essencial para o laboratório atender às demandas do setor de saúde pública, dos profissionais de saúde e de toda a indústria de óleo e gás de Macaé. Nosso objetivo é disponibilizar a testagem ouro para Covid-19 para todos, por meio de um protocolo definido pelo Comitê Técnico, e assim auxiliar na tomada de decisões das autoridades do município, permitindo o achatamento da curva de pessoas infectadas”, explica a Dra. Maria Christina, Médica do Trabalho.

A ideia é que, futuramente, passada a pandemia, o local se torne um grande centro de pesquisa, inclusive em questões relacionadas à saúde do trabalhador, no qual sejam desenvolvidos estudos e pesquisas para embasar e direcionar a atuação dos Médicos do Trabalho.

Parceria público-privada

A equipe do NUPEM/UFRJ-Macaé já se reuniu virtualmente com representantes de mais de 60 empresas e entidades empresariais de Macaé e região para apresentar o projeto e prospectar doações. O Comitê Gestor do Projeto é formado por representantes da Prefeitura Municipal de Macaé, dos Hospitais Privados de Macaé, Médicos do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Federal.

“O apoio do MPT e do MPF, com grande articulação da Procuradora do Trabalho Dra.  Cirlene Zimmermann, tem sido fundamental para o avanço do projeto. Além disso, empresas privadas, como a Unimed, também têm contribuído para a aquisição do maquinário necessário e o Município irá custear a obra de ampliação do laboratório”, afirma Dra. Maria Christina.

Como colaborar?

Foi um criado um fundo único e exclusivo para as doações do projeto, cujo acompanhamento financeiro pode ser seguido diariamente neste link. A utilização destes recursos será acompanhada pelo comitê gestor do projeto, incluindo o MPT e o MPF. O doador pode se beneficiar da Lei Estadual n. 7.174/2015, que o isenta de recolhimento do ITD, Imposto de Transmissão de Doações.

Dados bancários:

Fundação COPPETEC
CNPJ 72.060.999/0001-75
Banco do Brasil
Agência 2234-9
Conta 55.633-5

Empresas, entidades públicas e privadas, órgãos do poder público e pessoas físicas também podem colaborar com a doação dos equipamentos necessários para a Fase 2, que prevê a automação do processo de testagem. Para mais informações, deve-se entrar em contato com a Direção do NUPEM/UFRJ pelo e-mail direcao@nupem.ufrj.br.