Hoje, 7 de abril, é o Dia Mundial da Saúde, data instituída pela Organização Mundial da Saúde para promover a conscientização das pessoas sobre a importância de equilibrar o bem-estar físico, mental e social. A data não foi escolhida por acaso: coincide com a criação da própria OMS, que foi fundada em 7 de abril de 1948.

O conceito de saúde é definido pela Instituição como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Entre os diversos fatores que devem propiciar isso às pessoas, está a atenção à saúde dos trabalhadores dentro dos seus ambientes de trabalho. A ABMT reitera a importância de nossa especialidade, a Medicina do Trabalho, nesse contexto e nas discussões acerca da saúde da população.

Construir um mundo mais justo, equitativo e saudável

A cada ano, a agência das Nações Unidas escolhe um tema central de campanha. Para o Dia Mundial da Saúde de 2021, a OMS convida todos a se unirem à sua nova campanha para construir um mundo mais justo e saudável. A COVID-19 evidenciou e exacerbou as desigualdades de saúde no mundo do trabalho e suas causas básicas, como a falta de acesso a locais de trabalho mais saudáveis ​​e seguros e aos os serviços de saúde ocupacional a todos os trabalhadores incluindo os setores de cuidados de saúde e sociais, trabalhadores migrantes, trabalhadores e profissionais da economia informal, pequenas e médias empresas, etc.

A COVID-19 atingiu duramente todos os países, mas seu impacto foi mais severo nas comunidades que já eram vulneráveis, que estão mais expostas à doença, com menor probabilidade de ter acesso a serviços de saúde de qualidade e maior probabilidade de sofrer consequências adversas como um resultado das medidas implementadas para conter a pandemia.

Em apoio à campanha, a IOMSC, entidade internacional voltada para a integração, fortalecimento, compartilhamento de informações de interesse e o aprimoramento dos médicos da especialidade em nível mundial, pede:

  • Maior capacidade de teste e rastreamento no local de trabalho e acesso universal às vacinas;
  • Intervenções para lidar com a indecisão na vacinação e apoiar os trabalhadores que não podem trabalhar / apoiar as famílias durante a pandemia;
  • Ambientes de trabalho seguros para o COVID – para pessoal de saúde e assistência social e aqueles que são trabalhadores essenciais.

Saiba mais informações sobre a campanha clicando aqui.