Em uma nova live da série Roda de Conversa com a ABMT, o conselheiro técnico científico da entidade, Dr. Paulo Rebelo, e a assistente social da Petrobras e ex-presidente do Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro, Dacia Teles Costa, falaram sobre “A Diversidade Como Valor no Ambiente de Trabalho”.

A especialista explicou que, se vista como um valor, a diversidade agrega de várias formas ao convívio dos trabalhadores, impactando inclusive na lucratividade da companhia, já que pessoas com experiências distintas podem trazer soluções criativas e potencialidades diversas. Porém, é necessário esforço e educação ao longo do processo e se colocar no lugar do outro para compreender as dificuldades.

No caso de pessoas com deficiência, os participantes pontuaram a importância de entender as necessidades específicas desses trabalhadores, manter o diálogo constante e, em relação aos demais colegas, disponibilizar materiais educativos.

Em relação à diversidade de gênero, Dacia ressaltou a importância do uso do nome social por pessoas trans e de conscientização dos demais trabalhadores, com debates, abrangendo aspectos como documentação do trabalhador e inclusão de companheiro no plano de saúde empresarial, além de mudanças estruturais no ambiente de trabalho, se for necessário.

Com o avanço da medicina e das ferramentas tecnológicas, os participantes abordaram os conflitos que podem surgir pelo conflito de gerações no ambiente de trabalho. Dacia pontuou que, com a união do comportamento questionador dos jovens com a experiência dos trabalhadores mais velhos, todos têm a ganhar.

A Roda de Conversa da ABMT sobre “A Diversidade Como Valor no Ambiente de Trabalho” está disponível no perfil da Associação no Instagram (@abmt_rio). Clique aqui ou confira a live na íntegra abaixo: