Inúmeras doenças sistêmicas podem levar a alterações do olho e seus anexos. Além disso, o quadro oftalmológico pode ser o primeiro sinal de algumas enfermidades. É importante, então, ter conhecimento das principais associações de doenças sistêmicas com quadros oculares, para que diagnósticos e tratamentos não sejam postergados indevidamente, o que poderia levar a um aumento da morbidade ocular e do indivíduo como um todo.

Pensando nisso, a Roda de Conversa da ABMT da última quinta-feira (29/10) contou com a participação da médica do trabalho, médica perita judicial e oftalmologista, Dra. Ana Carolina Resende. A mediação fica por conta do médico do trabalho e conselheiro Técnico Científico da ABMT, Dr. Paulo Rebelo.

A discussão teve como foco principal as doenças infecciosas oculares, a invasão de microrganismos externos vivos no corpo, que buscam colonizar o hospedeiro com os próprios recursos encontrados no indivíduo. A live pode ser reassistida na aba IGTV de nosso Instagram.

Existem vários tipos de infecções oculares. São doenças das mais simples, que podem desaparecer espontaneamente, como também mais graves, que provocam até cegueira.

Ao longo da conversa foram abordadas a diminuição recente dos casos de conjuntivite (inflamação da conjuntiva, uma fina membrana que cobre a esclerótica e a superfície interna das pálpebras), a ocorrência da úlcera (infecção ocular que provoca uma ferida aberta sobre a córnea), os acidentes de trabalho envolvendo os olhos e o papel do médico do trabalho nessa prevenção, entre outros temas.

A Roda de Conversa com a ABMT é uma das iniciativas do Programa de Educação Continuada da ABMT o Médico do Trabalho de 2020. Conheça as outras novidades de nossa Diretoria Científica clicando aqui.

Para acompanhar as próximas transmissões, basta seguir a ABMT no Instagram em @abmt_rio e assistir aos debates ao vivo.