Já está disponível para download no site da Fundacentro o livro ‘Toxicologia Ocupacional’. De autoria do médico do Trabalho José Tarcísio Penteado Buschinelli, ele reúne conceitos de Química Básica, Higiene do Trabalho e Toxicologia.

Conforme o autor, que é doutor em Toxicologia, a obra é voltada para profissionais com formação na área de saúde, como médicos e enfermeiros do Trabalho, também sendo útil para higienistas ocupacionais. Compartilhando um pouco dos seus 40 anos de experiência na área, ele procurou reunir em um único local conhecimentos diversos, mas complementares.  “A maioria dos textos de toxicologia ocupacional e/ou doenças ocupacionais por agentes químicos parte do princípio que o leitor tem conhecimento básico em química e toxicologia básica, coisa que nem sempre é verdade, e essa lacuna dificulta muito a compreensão do conteúdo”, explica.

Por esse motivo, segundo Buschinelli, um diferencial do livro é a inclusão da química básica logo no início, visto que será importante para compreensão dos demais tópicos. Também buscou apresentar as temáticas da forma mais didática possível. No decorrer dos capítulos são abordados tópicos como reconhecimento e avaliação dos riscos químicos, conceitos gerais da toxicologia geral e ocupacional, monitoramento biológico da exposição a agentes químicos, e os principais grupos de agentes químicos, como gases e vapores, entre outros. “O que se vê atualmente no Brasil é muito pouco conhecimento no assunto, o que acarreta uma série de consequências graves. É muito comum, por exemplo, vermos PCMSOs com exames toxicológicos inúteis, sejam porque simplesmente não existem ou porque estão previstos em momentos inadequados, que não trarão nenhuma informação realmente útil ou, pior, trarão a falsa informação de que a situação está sob controle quando, na verdade não está, com evidente prejuízo à saúde dos trabalhadores”, avalia o especialista.

Pesquisador aposentado da Fundacentro, Buschinelli conta que escolheu publicar o livro pela entidade para que ele fosse disponibilizado de forma gratuita, além de honrar sua história com a Fundação, da qual ainda é voluntário. Também faz questão de destacar as colaborações que teve para produzir a obra. “A professora Cláudia Esteban, da Faculdade de Medicina do ABC, que é uma grande toxicologista, foi coautora do capítulo de Avaliação da Toxicidade; o professor Jefferson de Freitas, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, e o pesquisador Eduardo Algranti, da Fundacentro, foram coautores do capítulo de Particulados Sólidos e Sensibilizantes; e o Professor Eduardo Capitani, da Unicamp, foi autor do capítulo de Praguicidas”, elenca. Além destes, ainda houve a colaboração do químico Gilmar Trivelato, pesquisador da Fundacentro, que revisou o capítulo de Química Aplicada à Higiene e Toxicologia Ocupacional.

Acesse o conteúdo completo em http://www.fundacentro.gov.br/biblioteca/biblioteca-digital/publicacao/detalhe/2020/3/toxicologia-ocupacional

(Fonte: Revista Proteção)