Setembro é o mês de prevenção ao suicídio, campanha mais conhecida como Setembro Amarelo. Iniciada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha aborda a tentativa e a concretização do ato de se matar como um problema de saúde pública.

O objetivo é quebrar o tabu sobre o tema. A campanha é importante para a conscientização da população a respeito do problema de saúde, pública que é o suicídio, no Brasil e no mundo, e quais são as formas de preveni-lo e a Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (ABMT) apoia esta causa.

Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, de acordo com dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e, segundo o Ministério de Saúde, mais de 96% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, depressão, transtorno bipolar e/ou abuso de substâncias – números que colocam essa entre as três principais causas de morte de pessoas entre 15 e 29 anos no mundo.

De acordo com a OMS, mais da metade de todas as pessoas que cometem suicídio têm menos de 45 anos. Para diminuir essas estatísticas, o diálogo sobre o tema é fundamental. No Brasil, o CVV atende voluntária e gratuitamente aqueles que quiserem e precisarem conversar, sob total sigilo, por telefone (basta discar 188), e-mail e chat 24 horas todos os dias. O centro realiza apoio emocional e prevenção.

Acesse o site oficial da campanha: https://www.setembroamarelo.com/